Passagem de Comando do 3º BEC - 2017
O 3º BEC realiza Passagem de Comando.
O 3º Batalhão de Engenharia de Construção, “Batalhão Visconde da Parnaíba”, realizou, na noite do dia 17 de janeiro do corrente, a passagem de Comando do Tenente Coronel EMERSON BEZERRA DE LIMA para o Tenente Coronel MARCUS BASTOS LOPES.
Inicialmente, às 19h00, houve a cerimônia de inauguração do retrato do Tenente Coronel EMERSON na galeria de eternos comandantes do Terceirão, realizada pelo Comandante do 1º Grupamento de Engenharia, acompanhado da esposa e filhos do Comandante homenageado. Na ocasião, o Tenente Coronel EMERSON recebeu do Exmo Sr General de Brigada MARCOS JOSÉ PUPIN, Comandante do 1º Grupamento de Engenharia (João Pessoa-PB), o Distintivo de Comando, honraria concedida a comandantes que se destacaram em suas atribuições.
Em seguida houve o cerimonial militar, no pátio do 3º BEC, presidido pelo Exmo Sr General de Divisão ESTEVAM CALS TEOPHILO GASPAR DE OLIVEIRA, Comandante da 10ª Região Militar (Fortaleza-CE), com a presença do Exmo Sr General de Divisão CARLOS ALBERTO MACIEL TEIXEIRA, Diretor da Diretoria de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistência Social (Brasília-DF), onde foi realizada a Passagem de Comando propriamente dita, atividade prestigiada pelo Exmo Sr Prefeito da cidade, Pe. JOSÉ VALMIR DE LIMA e pelos tetranetos do Visconde da Parnaíba, Exmo Sr Wilson Nunes Martins, Ex-Governador do Estado e do Deputado Estadual Rubem Nunes Martins, além de diversas autoridades civis e militares. Coroando o evento, os dois comandantes, substituto e substituído, receberam os convidados no Clube de Oficiais, oferecendo-lhes um coquetel regado a boa música e papo agradável.
O novo comandante do 3º BEC, Tenente Coronel Lopes é piauiense, de Teresina, e servia no 1º Grupamento de Engenharia, em João Pessoa-PB. Realizou o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e o de Comando e Estado-Maior do Exército, ambos no Rio de Janeiro. Participou de missões no exterior, como Oficial de Operações e de Inteligência na Companhia de Engenharia de Força de Paz no Haiti, em 2008, no 7º Contigente Brasileiro, e Subcomandante da Companhia de Engenharia de Força de Paz, no 15º Contigente Brasileiro. O Tenente Coronel Lopes é casado com a Sra. Marisa Nabak Steinstrasser Lopes e possui um filho, Samuel Steinstrasser Lopes.