O 3º Batalhão de Engenharia de Construção, Batalhão “Visconde da Parnaíba”, comemorou 60 anos de criação.
Fazendo parte das comemorações o 3° BEC iniciou o mês de julho com o plantio de mudas de árvores no interior do aquartelamento, que contou com a presença de 76 (setenta e seis) crianças e adolescentes, da faixa etária de 07 a 17 anos de idade, que fazem parte do projeto “Pelotão Mirim” do bairro Cohab e Paraibinha, vinculado ao 4° Batalhão de Polícia Militar (4° BPM), da cidade Picos/PI.
Nesse contexto foi realizado no 11 de julho uma missa e um culto evangélico e, no dia 14 de julho uma reunião espírita, proporcionando aos participantes momentos de reflexão e paz.
No dia 15 de julho, dia de criação deste batalhão, foi realizada uma solenidade militar, comemorativa aos 60 anos de existência e 46 anos de instalação na cidade de Picos/PI, no pátio de formaturas Major Maynard. Durante a cerimônia foi apresentado um vídeo institucional transmitindo a história do “Terceirão” desde sua criação em Natal/RN, reportando a sua transferência para Picos/PI em 1971, até os dias atuais.
Abrilhantou a cerimônia as presenças do General de Divisão Carlos Alberto Maciel Teixeira, oriundo da Arma de Engenharia, servindo atualmente na Escola Superior de Guerra (Rio de Janeiro/RJ), Coronel de Engenharia Wilson Rocha Ferreira, ex-comandante do 3° BEC, servindo na 10ª Região Militar (Fortaleza/CE), Coronel Raimundo Araújo de Moura Junior e Aldecir de Lima Tavares, ambos do 1° Grupamento de Engenharia (João Pessoa/PB).
O evento contou ainda, com a presença de autoridades civis, prefeitos, religiosos, militares da ativa e da reserva, funcionários civis da ativa e reserva, ex-integrantes, além de um expressivo número de convidados amigos da Unidade. E como forma de reconhecimento o Comandante do 3° BEC, Tenente Coronel Marcus Bastos Lopes, entregou um medalhão juntamente com certificado de participação, alusivo aos 60 anos de criação do batalhão, às autoridades, personalidades e colaboradores.