O 3º BEC comemorou o encerramento da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH)
O 3° Batalhão de Engenharia de Construção, “Batalhão Visconde da Parnaíba”, realizou, em 27 de outubro, uma formatura em comemoração ao encerramento da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH). A solenidade teve por finalidade homenagear e valorizar os militares que participaram da missão e fortalecer os pilares da Força Terrestre, enfatizando as tradições, memórias e valores do Exército Brasileiro.
Em seu discurso, o Comandante do 3° BEC, Coronel Marcus Bastos Lopes, homenageou os militares brasileiros pela bravura e pela abnegação de representar o país na missão da Organização das Nações Unidas (ONU).
Foram 13 anos (2004-2017) de atuação das Forças Armadas Brasileiras, que teve a participação de tropas de outros 15 países, sendo que os últimos militares brasileiros retornaram ao Brasil, no início de outubro deste ano.
Foi a maior participação externa do Brasil, desde a 2ª Guerra Mundial. Ao longo de 13 anos, 36.950 mil integrantes das Forças Armadas participaram da missão, sendo 30.579 do Exército Brasileiro, 6.014 da Marinha do Brasil e 357 da Força Aérea. No Haiti, 24 militares do Exército Brasileiro faleceram durante a missão, sendo 18 durante o grande terremoto de 2010.