3º BEC realiza entrega de poço artesiano com dessalinizadora
O 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3° BEC), “Batalhão Visconde da Parnaíba”, realizou a primeira entrega de poço artesiano com dessalinizadora da Operação Poços Semiárido (OPSA) em sua área de responsabilidade.
Na manhã do dia 30 de janeiro, uma comitiva do 3º BEC conduziu a cerimônia de entrega do primeiro poço no distrito de Lagoa Cercada, no interior de Quixeramobim (CE). Entre os presentes, estavam o Sr. Miguel Fernandes, Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), o Sr. Evandro Cosmo, Presidente da Câmara Municipal, moradores da comunidade e, ainda, representantes da Operação Carro-Pipa do 23° Batalhão de Caçadores, responsáveis pelo abastecimento de água na região.
Durante a solenidade, houve a assinatura do Termo de Transferência de Responsabilidade da manutenção da obra, que passou do 3° BEC para a Prefeitura de Quixeramobim, além de discursos de agradecimento proferidos pelas autoridades presentes. A comunidade de Lagoa Cercada conta agora com a capacidade produtiva de 500 litros de água potável por hora, beneficiando, diretamente, 120 famílias, além de pessoas da circunvizinhança.
O Semiárido é uma região na qual a existência e o uso de água salgada é predominante e rotineiro. A concretização do trabalho em Lagoa Cercada traz um grande avanço para a comunidade, como relata o morador Otávio Vicente, presidente da Associação de Moradores da localidade: “Eu não acreditava que era possível tirar o sal da água. Agora temos água saudável e de boa qualidade no terreiro da nossa casa. Não pensei que isso seria possível...”.
Cabe ao 3° BEC a missão de perfuração e instalação de poços nos Estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. Estão previstas ainda a entrega de mais oito poços nas cidades de Paquetá e de Picos, no Piauí.
Entendendo a Operação Poços Semiárido
Fruto de uma parceria entre o Exército Brasileiro e o Ministério da Integração Nacional, a Operação Poços Semiárido é um projeto de perfuração de poços artesianos que visa aumentar a disponibilidade de água e a segurança hídrica para a população do Semiárido Brasileiro. O Comando Militar do Nordeste, por meio do 1º Grupamento de Engenharia, coordena a execução das perfurações com base no banco de dados da Operação Carro-Pipa, pois o objetivo é que os poços substituam a distribuição de água que ocorre atualmente. Assim, milhares de famílias serão beneficiadas, com acesso à água de boa qualidade em sua própria localidade, sem a necessidade de aguardar o dia da entrega do recurso hídrico pelo carro-pipa.