Estágio de Adaptação e Operações na Caatinga
Na última sexta-feira (28), o 2º Ten Eng Patrick Anderson Alves Divino, militar do 3º Batalhão de Engenharia de Construção, “BATALHÃO VISCONDE DA PARNAÍBA”, concluiu com aproveitamento o Estágio de Adaptação e Operações na Caatinga, realizado no 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BI Mtz), sediado em Petrolina-PE.
As instruções ocorrem no Campo de Instrução Fazenda Tanque do Ferro (CIFTF), com mais de 2.800 hectares de Caatinga preservada, a 110 km de Petrolina. Também são realizadas atividades no Parque Zoobotânico da Caatinga, dentro da área do 72º BI Mtz, onde os estagiários aprendem noções sobre a fauna e flora locais.
Os instruendos passam por um rigoroso processo de aprendizagem, realizado em um dos locais mais desafiadores e inóspitos do Brasil. O clima inclemente, a vegetação espinhosa, o terreno árido e pedregoso e a escassez de água levam o combatente ao limite de sua capacidade física e psicológica, fazendo do combatente de Caatinga um militar diferenciado, tendo em vista o treinamento especial pelo qual passa para superar tantas adversidades num ambiente operacional.
“Pois só os perseverantes e os fortes de espírito aqui conseguem lutar!”
Brasil, Caatinga!